quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Monarquia

Tudo aqui eh sempre bem diferente, inclusive o regime politico. A Tailandia vive sob um regime monarquico ha anos. O Rei que esta atualmente no poder tem mais de 60 anos de trono.
Varias coisas, ate hoje, ja me chamaram atencao sobre isso: a primeira foi quando vi as fotos do rei, rainha, princesa e cia real por todos os lugares na cidade. Nao so em locais publicos, mas tambem grandes fotografias em casas, carros... Todo shopping tem la um banner bem grande com o rei ou a rainha. Isso por si so ja seria, para mim, uma experiencia bem interessante e diferente.
Ai ontem fui a um espetaculo de danca (vou falar disso depois no outro post). O espetaculo era num teatro lindo aqui em Bangkok - Thailand Culture Centre. Um lindo lugar!!!
Pois bem, eis que ao inicio do espetaculo todos pararam, os que ja haviam se sentado ficaram de pe, mesmo quem ainda nao havia entrado no salao e estava aguardando no saguao parou diante da musica, era na verdade um hino - eu nao entendi nada, claro. Mas agora que ja tive a aulinha de costumes Thai e posso dizer para voces.
Tratava-se do Hino do Rei. Nessa hora todos devem ficar em pe, sem conversar, rir, andar... parados onde estiverem ate que o hino termine. Olha que piracao?! E o mais inusitado, nao tem uma pessoinha se quer que nao respeite isso. Crianca, jovem, adulto, velho... e eu inclusive.
Ao final ainda tem que inclinar a cabeca e o corpo em sinal de respeito. Imaginem???
Dizem que isso acontece todos os dias as 8h e as 18h. E sempre antes de iniciar eventos publicos, inclusive no cinema... eu achei incrivel.
Na minha opiniao, merito do marketeiro do Rei, que me desculpem os suditos, mas pra mim isso eh muito marketing. Mas nao menos incrivel... Achei sensacional!!!

4 comentários:

Lelé disse...

hauhauhauha Imagina se isso pega aqui no Brasil!

Carol Fonseca disse...

Qro ver é neguim fazendo isso pra Dilma aki! kkkkkkkkkkkkkkkk

nessa_jf2002 disse...

Aí Lalá... vc já tá feita!!! Pode ser a marketeira do rei!!! Tenho certeza que esses costumes vão ficar muito mais criativos e divertidos!!!! Vida longa ao Rei!!!

Acácia disse...

nunca que isso pega no brasil....

galera zoa na hora do hino, grita...faz de tudo, menos respeitar!! rs!!
mas.... muito interesante... ja que no brasil é presidente, de 4 em 4 anos...ai a galera mete o pau, fala mal...e coloca outro igual ou pior no lugar! rs!

beijo