sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Hindu Festival NAVRATI

Essa foi a melhor definicao que achei para representar tudo o que pude presenciar na noite passada.
"O hinduísmo não tem um sistema unificado de crenças, codificado numa declaração de fé ou um credo, mas sim um termo abrangente, que engloba a pluralidade de fenômenos religiosos que se originaram e são baseados nas tradicoes vedicas"
Sim, uma mistura de tudo o que eh crenca no mesmo lugar.
Eh bem verdade que nao sou a mais entendida das religioes e tao pouco saberei aqui "ensinar" sobre o hinduismo, mas meu objetivo eh apenas compartilhar uma cultura muito diferente e que pude vivenciar aqui em Bangkok.
Um pouco de cristianismo, um tanto de candomble e muito de tudo... na minha leiga visa, claro.

Os hindus acreditam num espírito supremo cosmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais.

Bom, foi assustador, curioso e nao menos enriquecedor. Divido agora com voces um pouco do que vi.


As ruas sao lavadas com agua de coco para o desfile do "Deus"

O templo Hindu ao fundo

Um artista, na minha opiniao. Com uma espada atravessada na boca esse cara derrama farinha na cabeca das pessoas e isso significa bencao.

Oferenda

Deusa

O mestre recebe algo como uma confissao e marca a palma da mao da mulher

Mae e filho em posicao de adoracao ao seu "Deus"

Todos ajoelham-se no meio da rua quando vem a imagem do "Deus"

"Altar de adoracao"


Danca de adoracao (Nao eh como macumba??)

Pessoas que recebem a farinha e ficam abecoadas e felizes.

Como toda boa festa popular, tambem na Tailandia temos "podrao" com alguns agravantes bem tensos. Olhem, mas nem adianta perguntar o que eh, claro que eu nao ia experimentar nada disso!!




E o mais incrivel: uma festa com muita gente na rua, muita sujeira. Agua de coco, farinha e corante na cabeca dos "fieis" e no dia seguinte, as 7horas da manha, a mesma rua amanhece assim:


Muito diferente das nossas crencas, mas muitissimo rico de cultura!! Enjoy myself!!!

4 comentários:

Lelé disse...

Ainda bem que você sobreviveu!Rs Era como eu imaginei quando você falou comigo!

Acácia disse...

noosssa....ao contrario da lele, eu nao imaginei isso!

mas...temos muitas coisas iguais por aqui...
na epoca de colegio, no dia do niver... somos atacados com farinha tb (claro q vem um ovinho junto)... ja a moça la, estilo macumba.... a gnt ve exemplo no chao de varias esquina....agora....uma espada na boca???? nunca vi dessa fé por aqui nao! meldels!!!! to passando nervoso ate agora!!

beijos!!

nessa_jf2002 disse...

Aaaiii que coisa mais liinda Lalá!!! Vc não ideia do quanto eu gostaria de participar disso tudo haahaha Fiquei de água na boca! Acho o máximo! Demaaais!!!! Cada experiência incrível!! Quero saber de mais detalhes quando tivermos oportunidade de conversar!!! Beijinhos

Carol Fonseca disse...

Eu não sumiiiiiii!
I'm here! hahaha
Mas como a luta aqui ta grande, só tinha lido e não comentei... Como ganhei um "puxão de orelha", cá estou eu!rsrsrs

Fora tudo que já comentaram, o que mais me impressionou foi a EDUCAÇÃO e ORGANIZAÇÃO: DUVIDO que no dia seguinte de uma festa por aki estaria tudo impecável como ai!

Acho que em menos de uma semana a rua não voltaria ao normal!rs

Será que conseguimos implantar isso aqui?rs

Beeeijos