terça-feira, 11 de outubro de 2011

Enchentes na Tailandia

Infelizmente o post de hoje nao nos traz boas noticias. Desde julho a Tailândia tem sido atingida por inundações expressivas causadas por tempestades tropicais que normalmente ocorrem de agosto a outubro no pais. Varias cidades ao norte ja estao "debaixo d'agua" ha mais de 2 meses.
Enquanto isso, Bangkok prepara-se para a chegada das águas que avançam em direção a capital. A previsao eh que na proxima quinta-feira as aguas cheguem por aqui. As chuvas, somadas a abertura das comportas das barragens instaladas ao norte e a mudanca da lua (domingo eh lua cheia) causaram pavor a populacao. Os supermercados estao super lotados e ja faltam alimentos nas prateleiras, isso porque com o medo da cheia e possiveis inundacoes, muitas pessoas resolveram estocar alimentos basicos em suas casas. Agua e leite (e miojo tbm) ja nao sao encontrados nos supermercados.

A situacao eh bem preocupante e aflitiva. Bangkok esta ha apenas 2m acima do nivel do mar e ver o desespero da populacao local causa em nos, estrangeiros, um sentimento ainda pior.

Bom, a voces, que me acompanham dai do Brasil e tambem acompanham tudo que acontece por aqui: nao se preocupem. Rezem pelas familias afetadas, o numero de atingidos ja passam dos 2 milhoes em mais de 59 provincias Tailandesas.
Felizmente, eu estou no 12 andar de um predio na avenida Ekamai e, certamente nao teremos agua aqui em casa. Mas a Ekamai bem como outras outras 13 importantes avenidas do centro de Bangkok estao  em estado de alerta com a possibilidade da inundacao. Caso isso ocorra, fica inviavel sair de casa, assim estaremos ilhados no 12C. Se tivermos energia, as coisas ficarao tranquilas, pelo menos teremos como cozinhar, visto que ja nos atecipamos nas compras dos mantimentos, entretanto, tudo aqui eh eletrico, o fogao, e todo o resto na cozinha, ou seja, se a gente ficar sem enrgia ficaremos tambem sem internet e sem ter como cozinhar. Creio que nao passaremos fome, temos alimentos prontos e industrializados tambem. rs. Por isso mesmo ja estou me antecipando com esse post. Possivelmente, entre quinta-feira e domingo o tal fato ocorrera. Mas nao se desesperem. Estaremos bem, dentro do possivel.
Algumas fotos de divulgacao e uma foto do isolamento de areia que vemos por toda parte aqui em Bangkok.


Foto: Divulgacao

Foto: Divulgacao

Foto: Divulgacao

2 comentários:

Carol Fonseca disse...

Eu já tinha lido no G1, mas tô vendo que a situação anda pior do que antes...
Acho que, pior que a enchente, é o desespero da população antes, sem saber o que está por vir... perdida...
Sorte que vcs estão no 12 andar!!!
Estamos aqui na torcida para que tudo transcorra da melhor forma possível!!!

Beeeijos

PS.: A propósito, ontem te falei que aqui em PS não chovia ha séculos, né?
Acho que S. Pedro só estava esperando esse meu comentário pra mandar água pra cá! Acordo com muita chuva, raios e trovões!rs

Acácia disse...

cara...nao é p desesperar, mas vc conseguiu fazer isso (um pouquinho) com quem leu esse post!

PS: esse G1 é mt bom...krol sempre le noticias de botucatu, que nem eu, moradora, sabia! rs

PS 2: krol, como disse minha mae...eu que troouxe a chuva de SP...assim que cheguei começou a chuver!!! rs....

beijos p vcs! saudades